Ter um pet é como um filho pequeno, eles dependem 100% dos cuidados de seu dono. É necessário ficar alerta aos pequenos detalhes para que ele tenha uma vida saudável.
Você sabia que muitos detalhes passam despercebidos nos cuidados com seu pet?
Cuidados pessoais e manter a saúde em equilíbrio é um grande desafio para muitas pessoas, certo? Imagina cuidar da saúde dos filhos de 4 patas?
Muitas vezes bate a preguiça em fazer exercício, manter uma alimentação saudável, tomar água, agendar um médico para checkup, ter certos cuidados com a pele, cabelo, unhas, enfim, são muitas coisas que precisamos fazer para manter tudo em ordem.
Confira as 13 dicas para manter a saúde e segurança de seu pet:
Quando temos filhos a conversa é outra, a preocupação em manter a criança super saudável é até muitas vezes exagerada. No entanto, nada fica a desejar, tudo está em perfeita harmonia com as necessidades de nossos filhos.
E com seu filho de 4 patas? Quer saber quais são as 16 dicas para manter uma vida saudável e segura? Continue seguindo a leitura deste artigo.
1- Evite sair em horários muito quentes
Ao passear com seu cachorro, em dias muito quentes cuide para que ele não queime as patinhas no asfalto, elas são muito sensíveis. Ande pela sombra, grama, lugares mais frescos. Evite sair em horários muito quentes.
2- Higiene com as patinhas
Limpe as patinhas após as caminhadas, aproveite para verificar entre os dedinhos, caso ele tenha pisado em algo que tenha machucado, você pode cuidar antes que infeccione.
3- Higiene geral depois da caminhada
3. Limpe o bumbum de seu cachorro ou gato,após ele fazer as necessidades, mantênha a higiene dele e de sua casa, principalmente se ele pular no sofá ou na sua cama.
4- Cuidados com a caixa de gato
Se você tem cachorro e gato, fique atento, pois cachorro adora comer cocô de gato. Coloque a caixa das necessidades do seu gatinho em um lugar onde seu cachorro não tenha acesso.
5- Hidrate bem seu pet
Troque a água pelo menos 2 vezes ao dia, se possível após as refeições, desta forma, mantém a água sempre fresca e livre de resíduos da comida.
Em dias quentes, coloque gelo na água.
6- Cuide bem dos pelos
Verifique todos os dias o pelo, se for um peludo, escove e olhe entre os pelos se a pele está sem nenhuma lesão. É comum eles se coçarem e machucar a pele. Esteja sempre atento para que não tenha pulgas e carrapatos.
7- Higiene após a refeição
Jogue fora a ração que ele deixou no prato, mantenha a comida sempre fresca.
8- Segurança no passeio de carro
Você usa cinto de segurança? Proteja a vida de seu cachorro, coloque ele em cadeira própria para pets que mantenha ele preso ao banco, assim evita que ele se machuque caso aconteça uma freiada brusca.
Não deixe ele passear de carro com a cabeça para fora da janela, além de ser perigoso, os ouvidos e olhos podem sofrer lesões.
9- Faça um plano de saúde
Faça um plano de saúde, assim evita estresse com a conta do veterinário, existem bons planos com preços acessíveis.
10- Tenha um bom veterinário de confiança
Tenha atenção aos procedimentos passados pelo veterinário, principalmente em casos mais graves, busque opiniões de outros profissionais, fique alerta a negligências ou abuso de preço.
11- Mantenha atualizado os seus dados
Sempre mantenha atualizado os seus dados no cadastro do chip e o seu telefone na plaquinha de identificação.
12- Atenção com temperatura corporal
Se você sente frio ou calor, necessariamente seu pet não está sentindo o mesmo que você. Antes de colocar uma roupinha nele, certifique-se de que ele também está com frio. Eles tem os pelos para protegê-los, principalmente os mais peludos e alguns tipos de raça.
Algumas raças sentem mais frio e precisam ficar aquecidos, lembre disso se você sente muito calor.
13-Cuidados especiais na hora do banho
Caso seu cachorro ou gato fique muito estressado para tomar banho em um pet shop, se certifique qual é o motivo, ele pode não estar sendo tratado como deveria. Se possível fique perto na hora do banho para que ele fique mais calmo, ou dê o banho em casa.
Fique alerta, nem todas as pessas que trabalham com os animais realmente tem amor por eles.
E aí, quantas destas dicas você já sabia para manter a saúde e segurança de seu pet?
Além de todos os cuidados diários que é necessário ter com nossos pets, essas são as dicas que muitas vezes passam despercebidas. Agora que você já sabe, seu filho de 4 patas ficará ainda mais seguro e saudável.
Quer doar amor e uma nova chance para que um cachorro abandonado tenha uma família que proporcione um lar seguro com muito carinho?
Conheça o projeto https://dogshelpingdogs.club/ e faça parte deste club de proteção aos animais!
Daniela Ferreira
Viste o site mollyetutupets.com e conheça o acessório que irá ressaltar a beleza de seu pet, além de deixar ele mais seguro.
Visite nossa página do blog Molly & Tutu:
adorei o post , dicas excelentes